segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Blogs como ferramentas pedagógicas

O blog é um espaço para reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da Internet. Esta ferramenta nos permite publicar conteúdos na Internet e se tornou muito popular por não demandar, para sua criação e utilização, conhecimentos especializados em informática, inclusive porque podemos fazer tudo isso de forma gratuita. Com ela podemos ter nossa página na Internet, editando-a com muita facilidade.
Com linguagem coloquial, os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa sendo capazes de aproximar alunos e professores, ainda distantes na escola tradicional. Plugados, crianças e adolescentes de hoje acabam se identificando com o professor blogueiro, pois o mestre que está ali para ensiná-los também está disposto a aprender no mesmo universo virtual em que eles adoram navegar. Ao acessar o blog o professor aumenta o interesse dos alunos, pois ele coloca em seus blogs links para páginas interessantes, fazendo com que aumente a curiosidade dos alunos e contribua para a constante reciclagem do educador.
Mas ainda a tecnologia está longe dos alunos, pois muitos deles ainda não possuem computadores e muito menos Internet, principalmente na zona rural, onde o acesso é difícil e depende de torres para transmissão de sinais.
Hoje os blogs estão se profissionalizando e deixando de ser apenas diário virtual adolescente para virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores e esta febre passa a contagiar professores e educadores vendo nos blogs uma alternativa para a comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada e uma excelente ferramenta pedagógica e um novo ambiente de aprendizagem. 
Podemos concluir que os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver mais os alunos, pois eles passam a ter um grande poder de comunicação onde os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores, sendo também os blogs excelentes recursos para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos, servindo como espaços para anotações de aula e discussão de textos, ajudando a construir redes sociais e redes de saberes, onde a criatividade do professor e aluno vai determinar a importância desta valiosa ferramenta, numa era marcada por grandes avanços tecnológicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário